Mais de 1.100 (mil e cem) pessoas foram atendidas durante os três dias em que a Policlínica Itinerante esteve em Altamira, no sudoeste do Pará. O projeto do Governo do Estado, foi criado para oferecer assistência em saúde contra a Covid-19 no interior do Pará.
Aqui em Altamira, a estrutura foi montada no Campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e registrou intensa durante os dias 15, 16 e 17 de junho, período em que ficou no município. Eram pessoas com sintomas leves e moderados de Covid-19. De acordo com governo estadual, o foco é o tratamento precoce desde os primeiros sinais da doença, evitando o agravamento e, consequentemente, a internação e superlotação das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e prontos-socorros.
Além das mais de 1.100 consultas médicas, foram dadas orientações quanto ao uso da máscara, a higienização correta das mãos e uso do álcool em gel. Também foram realizadas 50 tomografias de tórax e o fornecimento de medicação como a hidroxicloroquina e Azitromicina.
A Policlínica Itinerante contou com o envolvimento de 16 profissionais diretos, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e também o pessoal de apoio do 10º Centro Regional de Saúde – SESPA e do Campus da UEPA de Altamira.
Por: Valéria Furlan – A Voz do Xingu