No último dia 17 de julho de 2020, por volta de 23:09 horas, uma GUPM da Polícia Militar do 61º Pel de Brasil Novo, pertencente os 16ºBPM /CPRVIII – Altamira, foi informada pela empresa de segurança do Banco do Brasil de que o alarme da referida agência havia disparado e que não se visualizava as imagens das câmeras de segurança.
Em imediato, o gerente e uma servidora, a GUPM acionou o Oficial de Serviço em Altamira, que repassou ao CMT do Batalhão, sendo acionado a GUPM do TÁTICO 01 que deslocasse ate Brasil Novo em apoio a GU do 61º Pel. que realizou a primeira varredura do local, e após constatar que não havia sinais de movimentação no interior da agência, foi detectado que houve o rompimento do lacre da caixa do sistema de eletricidade e desligamento do o disjuntor geral, ocasionando falta de energia na agencia consequentemente desligando as câmeras de monitoramento.
AGUPM notou as proximidades dois nacionais em atitudes suspeitas, sendo que estes informaram serem naturais de Pitanga-PR e de Joinville-SC. Como apresentaram versões contraditórias foram encaminhados a Delegacia de Polícia para melhor averiguação.
Que após analisar as imagens do circuito de monitoramento, onde ficou registrado que ao menos um dos nacionais detidos, encaminhou-se a caixa de força, danificando o lacre e causando a falta de energia, não restando dúvidas quanto a participação no dano ao sistema elétrico da agência de Brasil Novo, diante desses fatos foram realizadas pesquisas no sistema de dados, resultando no registro de diversas passagens de tentativas e atos de furtos qualificados a instituições financeiras, principalmente nos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Pernambuco, suspeitando-se de uma possível participação em facções criminosas atuantes em vários Municípios e Estados. Os mesmos foram autuados em flagrante e encontram-se a disposição da Justiça.
Fonte: grupoejn.com.br