Search
Close this search box.

Polícia vai ouvir três manifestantes que participaram de ato em favor da ponte de Belo Monte depois da empresa registrar BO

Continua após a publicidade

Três pessoas foram intimadas a comparecerem na Delegacia da Polícia Civil de Vitória do Xingu, nesta sexta-feira, 31 de julho, para dar explicações sobre a manifestação que aconteceu na travessia das Balsas na Comunidade de Belo Monte, na região sudoeste do Pará, no dia 16 de julho. Elas foram notificadas depois que a Procuradora da Empresa Rodonave Navegações, que presta serviço marítimo no transporte de veículos e passageiros na travessia do rio Xingu, registrou um Boletim de Ocorrência naquela Delegacia.

O Portal A Voz do Xingu teve acesso a cópia do boletim, que foi registrado no dia 23 de julho. Nele a Procuradora da Empresa relata que “Um grupo organizado de pessoas se dirigiram a Vila de Belo Monte e impediram o funcionamento das balsas, bloqueando totalmente a Rodovia Federal Transamazônica, atravessando seus veículos no meio da pista e na rampa da balsa, causando grandes transtornos, tumulto e perigo para os passageiros, tripulantes e habitantes daquela localidade”. Ainda no boletim, a procuradora informou que “os carros que estavam aguardando para atravessar formaram uma fila quilométrica, causando assim grandes perdas para a empresa e para os usuários”. Ela encerrou o relato citando o nome de três pessoas que seriam responsáveis pela manifestação.

Um dos citados no Boletim de Ocorrência foi Manoel Filho, presidente do Sindmoto e vice-presidente do Direita Altamira. Em um vídeo enviado a nossa redação, ele disse que “as pessoas que estavam na travessia da balsa naquele dia prontamente se dispuseram a fazer parte deste vídeo (da manifestação). Deram a sua contribuição. Foi algo bem natural e espontâneo, onde as pessoas se demonstraram com interesse em ajudar nessa luta (pela ponte)”. Ele segue falando que “o que me causou surpresa foram as mentiras que eles contaram no depoimento. Disseram que nós fizemos baderna, que nós colocamos a vida das pessoas em risco, o que não aconteceu”. Manoel finaliza o vídeo dizendo que “este é o momento de mostrarmos união, mostrarmos força, porque realmente o nosso município precisa urgentemente das construções dessas pontes , não só a travessia do rio Xingu, em Belo Monte, mas entre outras, porque essas pontes são elos de ligação para o desenvolvimento do nosso município”.

A manifestação na travessia das balsas que liga os municípios de Anapu a Vitória do Xingu, na BR-230, reuniu várias pessoas no dia 16 de julho. Eles utilizaram faixas e cartazes para pedir ao Presidente da República Jair Bolsonaro a construção de uma ponte naquela localidade, que inclusive já conta com um projeto pronto desde 2014, mas que nunca saiu do papel. O vídeo do manifesto, com o depoimento de várias pessoas que moram na região e que precisam utilizar as balsas para se deslocar, foi publicado nas redes sociais e gerou grande repercussão. No dia seguinte, o Presidente Jair Bolsonaro, anunciou a construção da ponte naquele local com a previsão de entrega da primeira fase da obra em 12 meses.

Por: Valéria Furlan e Wilson Soares – A Voz do Xingu

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional. A missão do Portal A Voz do Xingu é informar nossos leitores com conteúdos do interesse do povo paraense pautados pela ética jornalística e compromisso com a verdade. Se utilizar nossos textos, cite a fonte.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *