O delegado Sérgio Máximo dos Santos de Jacundá, sudeste do estado, foi afastado temporariamente pela Justiça durante o período eleitoral. De acordo o Ministério Público do Pará (MPPA), a decisão foi tomada após ação civil pública informando que o delegado ocupa presidência do diretório do partido Podemos no município.
Em nota, a Polícia Civil disse que a Delegacia Geral recebeu nesta terça (4) a determinação e já cumpriu a decisão. O delegado Sérgio Máximo já foi afastado. O delegado titular de Goianésia do Pará, Djalma Santos, assume a função.
De acordo com a ação, acatada pelo juiz Edinaldo Vieira, o delegado deve deixar de frequentar o prédio da delegacia até o dia 28 de outubro. “O exercício simultâneo de tais funções fere princípios da impessoalidade e moralidade administrativa de estrita observância pelos agentes públicos”, disse o promotor Sávio Silva.
A decisão judicial não prevê a aplicação de sanção e prejuízo da remuneração. O afastamento, segundo o MPPA, deve ocorrer 24 horas após intimação pessoal, para que sejam realizadas providências para designar outra autoridade policial para o cargo.
Em caso de descumprimento, a Justiça fixou multa de R$ 1 mil por dia.