A Polícia Federal de Altamira, no sudoeste do Pará, incinerou na manhã desta sexta-feira (25/09), os quase mil quilos de drogas apreendidas no mês passado em uma fazenda, localizada às margens do rio Maxipanã, afluente do rio Xingu, no município de Porto de Moz.
A incineração é uma ordenação da Justiça e aconteceu no início da manhã, nos fornos de uma cerâmica de tijolos da cidade.
Entende o caso:
O carregamento dos quase mil quilos de cloridrato de cocaína e os 13kg de crack, apreendidos em Porto de Moz no mês passado pela Polícia Federal, são considerados as maiores apreensões já feitas no Estado do Pará. A droga estava enterrada em um túnel, no curral de uma fazenda e a polícia chegou até o local com ajuda do setor de inteligência de Brasília -DF.
Avaliada em cerca de R$ 30 milhões de reais, os pacotes de drogas na época que foram apreendidos foram transportados pela PF em embarcações até o porto de Vitória do Xingu e depois foi necessário usar três caminhonetes para levar os entorpecentes até a sede da PF em Altamira.
A PF acredita que os traficantes usariam os ramais rodoviários e fluviais para fazer o escoamento do produto, considerando que é uma área onde não há fiscalização. A suspeita da polícia é que o carregamento teria como destino o tráfico internacional.
Na operação ninguém foi encontrado no local, mas a PF continua com as investigações para chegar até os responsáveis pela fazenda que funcionaria como uma base provisória para a distribuição.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu