Um acordo assinado entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), o Departamento de Trânsito (Detran) e a Polícia Civil (PC), vai possibilitar que a partir de 2021, o Pará passe a emitir o registro geral digitalizado, o RG digital.
O acordo foi publicado na última sexta feira, 20, no Diário Oficial do Estado, e prevê que os bancos de dados biométricos serão integrados e o registro geral no estado passará a ser digitalizado.
A implementação do novo sistema está prevista já para 2021, dependendo apenas da contratação de uma empresa especializada para realizar o serviço. A publicação do edital para que a licitação ocorra deve sair em breve.
Segurança biométrica
Entre as vantagens com o novo processo de compartilhamento de banco de dados estão a impossibilidade de uma pessoa ter dois ou mais registros gerais, no Estado, evitando assim a falsidade ideológica; a validação das informações pessoais, além da utilização do banco de dados das imagens dos rostos das pessoas no novo sistema de videomonitoramento, que possibilitará o reconhecimento facial por meio de câmeras instaladas nas vias públicas. Na prática, foragidos da justiça, por exemplo, serão detectados ao transitarem pelas ruas.
Fonte: Agência Pará