Os grupos prioritários de brasileiros que serão vacinados contra o novo coronavírus somam juntos 108 milhões de pessoas, segundo o plano nacional de vacinação divulgado pelo Governo Federal, no último sábado, 12. De acordo com o documento, a formação dos conjuntos de indivíduos que têm prioridade à imunização foram escolhidos juntamente com as áreas técnicas do Ministério da Saúde e colaboradores no âmbito da Câmara Técnica Assessora, estabelecendo os critérios a serem adotados por ocasião da vacinação.
Em determinado trecho, o registro ressalta:
“Nesse cenário, os grupos de maior risco para agravamento e óbito, caso venham a se infectar, devem ser priorizados. Além disso, no contexto pandêmico que se vive, com a grande maioria da população ainda altamente susceptível à infecção pelo vírus, também é prioridade a manutenção do funcionamento e da força de trabalho dos serviços de saúde incluindo os trabalhadores da saúde entre os grupos prioritários para vacinação contra a covid-19”.
Confira quais são as quatro fases de vacinação conforme os grupos prioritários divulgados pelo Ministério da Saúde:
- Primeira fase: trabalhadores dos serviços de saúde, pessoas a partir de 80 anos, depois de 75 a 79 anos, e indígenas.
- Segunda fase: pessoas de 70 a 74 anos, de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos.
- Terceira fase: pessoas com comorbidades (diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave).
- Quarta fase: professores, do nível básico ao superior, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
Fonte: CNN