Uma operação nesta quarta-feira (17), combate fraudes na rede de energia elétrica em Santarém, no oeste do Pará. Várias ligações irregulares estão sendo desfeitas e algumas pessoas estão sendo intimadas a prestar esclarecimentos à polícia.
A operação da Celpa em parceria com Polícia Civil ocorre durante todo o dia. No fim da manhã, profissionais da concessionária descobriram pela terceira vez, o furto de energia em uma clínica no bairro Santa Clara.
Pontos comerciais estão na mira da operação, depois de uma série de denúncias. O balanço da operação só será divulgado no fim da tarde e inclui o total de kWh desviados com os “gatos”, bem como o prejuízo financeiro.
Legislação
O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.
O furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada de forma irregular é parcialmente repassado aos usuários da rede.