Search
Close this search box.

Onde buscar vagas de emprego na internet? Opções não faltam

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

A internet funciona como uma grande aliada para quem está à procura de uma vaga no mercado de trabalho. Hoje as organizações estão lançando mão de ferramentas e sites para anunciar vagas e, ao mesmo tempo, receber os currículos de forma on-line. Certamente, a informatização desse processo permite uma maior agilidade, praticidade, além de facilitar a busca por vagas.

Diretor de RH da Trainee RH, Thallys Ferreira explicou que não basta acessar as plataformas, cadastrar o currículo e se candidatar às vagas de forma aleatória. Antes de começar, esse candidato precisa analisar como está a situação do seu currículo. Se estiver desatualizado, o passo inicial é definir a área de atuação desejada e, se houver necessidade, é recomendado buscar qualificação de acordo com o que aquela área demanda atualmente.

“Se a vaga é de atendimento ao cliente, apostar em cursos de relacionamento interpessoal, oratória, de atendimento, que tenham a ver com aquela área de atuação. Não adianta fazer cursos aleatoriamente sem que conversem com o que você deseja. É uma forma de se destacar, tendo cursos, mostrando interesse ao recrutador e à empresa na sua área de atuação”, garantiu.

Na hora de procurar as vagas, o candidato precisa se certificar de que está fazendo a busca em sites e plataformas confiáveis para não cair em golpes. “Se observa muito golpe, pirâmides, então é aconselhável procurar o histórico da empresa, verificar se há informações sobre ela na internet, se há algum tipo de reclamação. O candidato pode até mesmo utilizar o site do Tribunal de Justiça, que tem busca aberta para saber se aquela empresa, por exemplo, responde a processos trabalhistas. É tentar ter um pé atrás para não ser surpreendido”, informou.

Por meio da inteligência artificial, ao cadastrar um currículo, automaticamente a plataforma vai listar vagas correspondentes ao perfil profissional informado pelo candidato. Dentre os sites e plataformas mais utilizados pelas organizações para a divulgação de vagas, Thallys cita o LinkedIn, Facebook Jobs, site de buscas Google, além dos sites especializados em vagas, que listam oportunidades no mercado de trabalho como o Infojobs, o Vagas.com, Catho, o Indeed e o 99Jobs. Vale ressaltar que o cadastro nessas plataformas é gratuito.

“De todas essas plataformas destacaria o LinkedIn, que é uma rede interessante não apenas para quando a pessoa está fora do mercado, mas também quando está empregado, consegue a vaga e ali pode cultivar seu networking, que é muito interessante também para indicação quando a pessoa sair daquela empresa ou for demitido por redução de quadro. A recolocação por indicação é muito comum e muitas pessoas usam o LinkedIn para indicação. Quem não tem precisa criar (um perfil) ”, declarou o especialista.

META

Proprietário da Enterprise Hunting, que atua no ramo de recrutamento e seleção, o empresário Marcelo Sousa ressaltou que as organizações buscam pessoas que tenham um objetivo profissional bem definido e isso precisa estar evidente no currículodo candidato.

“É importante destacar os resultados alcançados nas suas experiências profissionais. Além de valorizar o seu perfil e currículo, facilitará a combinação de palavras-chave do seu perfil com as vagas anunciadas”, disse. “Não faça detalhamentos excessivos das suas experiências, isso sobrecarrega o seu perfil e ainda atrapalha o selecionador. Lembre-se que as certificações são tão importantes quanto as formações acadêmicas”, pontuou Marcelo Sousa.

 

Fonte: DOL

 

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *