O Ministério da Educação (MEC) alterou o cronograma do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1. As novas datas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 28 de janeiro.
Com a mudança do cronograma, o prazo para confirmação de informações dos pré-selecionados da 1ª chamada foi prorrogado até 3 de fevereiro.
A segunda chamada do ProUni 2021/1 passou do dia 1º para 8 de fevereiro. Os pré-selecionados terão que confirmar as informações até o dia 24 seguinte.
O prazo para participar da Lista de Espera do ProUni será nos dias 1º e 2 de março. A divulgação dos nomes dos participantes será em 5 de março. A comprovação das informações irá de 8 a 12/03.
Novo cronograma do ProUni
- Comprovação de informações da 1ª chamada: até 3 de fevereiro
- 2ª chamada: 8 de fevereiro
- Comprovação de informações da 2ª chamada: 8 a 24 de fevereiro
- Inscrição na Lista de Espera: 1º e 2 de março
- Divulgação da Lista de Espera: 5 de março
- Comprovação de informações da Lista de Espera: 8 a 12 de março
Como foi o ProUni 2021/1?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 não foi utilizado no ProUni 2021/1, já que o resultado das provas sairá em março.
Os candidatos tiveram que utilizar as notas do Enem 2019 para participar do ProUni. Foi preciso comprovar média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Além disso, os concorrentes precisaram se enquadrar em uma das categorias abaixo:
- Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
- Estudantes que fizeram todo o ensino médio com bolsa integral em colégio particular.
- Alunos que fizeram o ensino médio parcialmente em escola pública e parte em colégio particular com bolsa integral.
- Pessoas com Deficiência (PcD);
- Professores da rede pública de ensino, que estejam em exercício na educação básica e que integrem o quadro permanente da instituição.
Bolsas
A oferta do ProUni 2021/1 foi de 162.022 bolsas de estudos, das quais 75.855 são integrais e 85.167 parciais. As oportunidades integrais foram para candidatos com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa, já as parciais foram para renda de até três salários mínimos por pessoa.
Mais informações no site do ProUni.
Fonte: Brasil Escola