Com a atualização neste sábado, 30, do decreto estadual nº 800 de medidas de combate ao Covid-19, que mudou o bandeiramento da região do Baixo Amazonas para a bandeira preta, a partir desta segunda-feira, 01, no município de Placas (PA) passa a valer o lockdown, com o fechamento do comércio, proibição de circulação de pessoas, proibição de reuniões, restringindo as atividades religiosas a serem feitas apenas de modo remoto, entre outras medidas conforme consta no artigo 7º do decreto.
“Temos 10 leitos aqui no município para atender casos da covid e 50% desses leitos já estão ocupados. Com a situação do esgotamento dos hospitais regionais de Santarém e Itaituba, a nossa capacidade de encaminhar pacientes com coronavírus ficou bastante comprometida. Também por conta do crescente aumento dos casos positivados nos últimos 15 dias nós decidimos decretar o lockdown seguindo a determinação do governo do estado, com o fechamento do comércio, graças a Deus com total compreensão da associação comercial, e também vamos fazer a partir desta segunda, o controle do fluxo de pessoas que chegam ou passam pela cidade. A determinante ação do governador Helder de montar as unidades de emergência, de oferecer insumos e oxigênio para os municípios em calamidade e de nos permitir total apoio ao atendimento dos casos de extrema urgência, nos faz crer que com a cooperação de todos vamos vencer esta luta pela vida”, informou a prefeita Raquel Possimoser (MDB).
O decreto municipal com as regras para o lockdown em Placas foi assinado na noite deste domingo, 31, pela prefeita Raquel Possimoser.
Além de Placas também estão inseridos na classificação de bandeira preta com estado de lockdown os municípios de Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juriti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.
Fonte: Gazeta Real