Fechamento das academias e parques de diversão, toque de recolher das 21h às 5h, funcionamento do comércio entre 8h e 18h, tudo para evitar o aumento ainda mais rápido do que já vem ocorrendo no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, em Altamira. Essas são as novas e mais rigorosas medidas de isolamento social determinadas hoje(11/3) pelo prefeito Claudomiro Gomes, na reedição do decreto municipal 053, publicada hoje no Diário Oficial do Município.
Todas as medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura objetivam conter o avanço da segunda onda da pandemia, evitando ainda o lockdown, que geraria dificuldades para a economia e consequências para os trabalhadores, que teriam seus empregos ameaçados.
Em uma demonstração de apoio às medidas preventivas, a ACIAPA colocará equipes nas ruas, a partir de hoje, para visitar todos os estabelecimentos comerciais, promovendo a conscientização, levando a mensagem de que caso os proprietários, funcionários e clientes não sigam essas recomendações, com o consequente agravamento da pandemia, poderá ser adotado o Lockdown em Altamira.
Festinhas particulares em residências e chácaras estão na contramão dessas recomendações. Por isso, o prefeito Claudomiro Gomes gravou uma mensagem à população, apelando para o bom senso das pessoas e ao sentimento de solidariedade coletiva, para que “cuidemos uns dos outros, evitando que comportamentos de risco adotados por pessoas assintomáticas adoeçam seus próprios familiares”, disse o prefeito.
A verdade é que ainda há resistências a medidas restritivas e recomendações de profissionais de saúde. São essas pessoas, que descumprem as determinações, que contaminam outras pessoas com as quais convivem no trabalho e em seus lares.
Por isso, a mensagem é grave, principalmente em função da preocupação da prefeitura com a ocorrência de um colapso na rede local de saúde, o que já vem ocorrendo em diversas capitais e centenas de municípios, Brasil afora.
Clique aqui para baixar o decreto publicado (Diário Oficial Ed.296)
Ascom PMA