Search
Close this search box.

Gestores municipais de saúde da Transamazônica se reúnem e discutem melhorias para região do Xingu

Continua após a publicidade

Secretários municipais de saúde da região da Transamazônica, juntamente com direção e técnicos do 10º Centro Regional de Saúde do Estado se reuniram na manhã desta quinta-feira, 20, no auditório da Associação do Consórcio Belo Monte, em Altamira, no sudoeste do Pará, para discutir melhorias para a saúde pública da região do Xingu. Também estavam presentes vereadores de Altamira e usuários do Sistema Único de Saúde.

O encontro, que acontece mensalmente, faz parte do cronograma de reuniões que são promovidas pela Comissão Intergestores Regional – (CIR).

O diretor do Hospital Regional Público da Transamazônica, Edson Primo, que é membro efetivo da comissão, defendeu a proposta de ampliação dos números de consultas e exames especializados no Regional. “Nós fizemos um levantamento no Hospital e Sespa e nós elencamos as principais dificuldades que nós visualizamos para região no momento para apresentamos ao Governo do Estado, que seria ampliação dos serviços de ortopedia, ampliação dos serviços de cirurgias pediátricas, criação dos serviços de neuropediatra, que é um anseio da população para atendimento dos autistas, ampliação de exames como, tomografia, mamografia e ressonância” pontuou o diretor do Regional.

Durante a reunião também foi apresentado um oficio que foi encaminhado pela vereadora Thaís Nascimento ao 10º Centro Regional, que ela cobra do Estado a contratação de um especialista para realizar os atendimentos de neuropediatria no Regional. “Enquanto Poder Público eu não podia fazer diferente. Eu solicitei a Sespa e ao Governo do Estado esse profissional para estar atendendo a todas as crianças portadoras de doenças neurológicas e espero que nosso pedido seja atendido”, disse a parlamentar.

O professor Ronaldo Leonel, que tem um filho autista, fez questão de acompanhar a reunião dos gestores de saúde. Ele ficou feliz em saber que esta especialidade poderá voltar a ser ofertada no Regional da Transamazônica. “Altamira infelizmente há mais de dois anos não oferece esses serviços, e nós recebemos a notícia com muita felicidades e entusiasmo. Eu tenho que trimestralmente levar meu filho para Marabá para ser atendido e outras famílias pra Belém, por não ter esse serviço aqui”, pontuou o professor.

Mauricio Nascimento, diretor da Sespa Altamira foi quem conduziu a reunião. Em coletiva a imprensa ele, afirmou que todas as propostas que foram aprovadas na assembleia e pedidos de melhorias protocolados na Regional serão encaminhadas a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará. “Nós estamos procurando um alinhamento junto com os secretários municipais e a direção do Hospital Regional, para irmos avançando na saúde pública aqui da nossa região”, concluiu Mauricio Nascimento.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Fotos: Wilson Soares

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *