Cerca de 80 indígenas, dos povos Assurini, Parakanã, Araweté e Xipaia, bloquearam no início da tarde desta quinta-feira, 17, a Rodovia Transamazônica, na altura do km 40, sentido Altamira/Anapu. Os indígenas pretendiam fechar a BR em frente a Usina de Belo Monte, só que foram surpreendidos por homens da Força Nacional, 5km antes da hidrelétrica. De acordo com as lideranças indígenas, eles só vão liberar a rodovia depois que forem ouvidos e tiverem suas demandas atendidas pelo Governo Federal. Quem seguia viagem e foi pego de surpresa com o bloqueio, reclamou da atitude tomada pelos indígenas, como o senhor Feliciano Nunes, 75 anos, que seguia de Altamira com destino ao município de Pacajá, em um micro-ônibus. O senhor estava passando mal, há mais de 3 horas, dentro do veículo e era atendido pela sobrinha. Depois de pedir socorro a nós da imprensa, os indígenas resolveram deixar o transporte alternativo seguir viagem. Apesar da liberação do veículo, os índios garantem que não vai ter acesso de ida e vinda pela BR. O manifesto por enquanto é pacífico e na pauta de reivindicações, entregue a Equipe da Força Nacional estão as seguintes reivindicações:
1 – Que o Governo reveja a Medida Provisória de Nº 870/2019, que transfere a Funai para o Ministério Mulheres, Família e Direitos Humanos.
2 – Processo de Licenciamento ambiental: que retira da Funai a obrigação do órgão oficial indigenista e emissão de parecer.
3 – Demarcação de terras indígenas
4 – Desentrosão da TI Apyterewa e TI Cachoeira Seca (condicionante para construção da Usina de Belo Monte).
5 – Continuidade na execução do PBA – componente indígena da UHE Belo Monte de responsabilidade da Norte Energia, que estão paradas, sem cumprimento das condicionantes.
6 – Estudos de impacto ambiental da pavimentação da BR-230, em terras indígenas do Médio Xingu, realizado em 2010, sem retorno as comunidades indígenas para elaboração do PBA-CI.
7 – Dialogo e participação dos indígenas na reestruturação da saúde indígena.
Apesar do bloqueio ter sido feito perto da Usina de Belo Monte, não tem nenhuma reivindicação à empresa Norte Energia, e sim, todas são direcionadas ao Governo Federal.
(Fotos e Texto: Wilson Soares – Jornal A Voz do Xingu)