Search
Close this search box.

Dia Estadual em memória das vítimas da covid-19 no Pará é criado

Continua após a publicidade

No dia 19 de março, data em que foi registrada a primeira morte em decorrência da contaminação pela covid-19 no Pará, foi instituído como o “Dia estadual em memória das pessoas que faleceram em decorrência da covid-19 durante a pandemia do coronavírus”.

A proposição foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Alepa) e sancionada pelo Governo do Estado, e a data passa a fazer parte do calendário oficial de eventos.

O pai da nutricionista Paula Fernanda de Souza, 25 anos, foi uma das milhares de pessoas que serão lembrados como vítimas da pandemia. O analista financeiro Francisco Sérgio Sales Andrade, de 61 anos, faleceu em março deste ano, e a filha admite que é muito difícil até mesmo falar sobre o luto, principalmente em meio a um cenário pandêmico de fim ainda incerto.

“Perdi meu pai há exatos três meses, e por mais que a dor seja enorme, é o que aos poucos vai sendo transformada em força para que continuemos honrando não só a nossa trajetória, mas também a da pessoa que partiu. É extremamente revoltante que estejamos falando sobre mortes evitáveis desde o início dessa crise sanitária enfrentada por nós. Ao mesmo tempo, é reconfortante que tenhamos um governador humano e comprometido com a população”, reconhece a nutricionista. 
 
A proposição parlamentar tem objetivo não apenas de destacar a lembrança desse período doloroso, mas de propor reflexão a fim de que escolhas mais seguras sejam feitas futuramente, seja no planejamento público, seja em termos de empatia e solidariedade diante de momentos de crise.  

Com informações da Agência Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *