Um áudio gravado pelo secretário de administração penitenciária, Jarbas Vasconcelos, circulou no final da noite desta segunda-feira, 12, após a série de ataques a militares e policiais penais na Grande Belém. Na gravação, Jarbas pede que os diretores das unidades prisionais, em especial do Complexo de Americano e Marituba, coloquem todos em alerta. “Que todas as muralhas possíveis fossem ocupadas, com todo mundo de fuzil na mão”, diz.
Na sequência, o secretário revela um temor de que possa haver invasão das Penitenciárias por parte de integrantes das facções criminosas que ordenam a morte dos policiais. “Todo mundo de fuzil na mão para que possamos nos defender de um eventual ataque a uma das nossas unidades”, completa.
Ele encerra solicitando que todos os integrantes do Comando das Operações Penitenciárias (COPE) se apresentem nas unidades em duas horas. Em pouco mais de 48 horas, da noite de sábado, 10, até a noite desta segunda-feira, 12, quatro policiais sofreram atentados na Grande Belém. Dois deles morreram. Suspeitos das duas mortes também acabaram mortos após confrontos com a polícia.
Fonte: Portal Roma News