A Operação Jericó deflagrada pela 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipamb) de Santarém, no oeste do Pará, encontrou e apreendeu 567 m³ de madeira beneficiada e em toras e duas serras do tipo Induspan na região do Chapadão, na comunidade Lagoa Azul. A ação policial foi realizada na manhã de sexta-feira (16) com o intuito de coibir e reprimir os ilícitos ambientais.
Durante a operação, as guarnições se deslocaram por entre os ramais, quando encontraram um pátio de madeira beneficiada, contendo aproximadamente 30 m³ de madeira. No local também foi encontrada uma serraria clandestina, com uma serra tipo Induspan, utilizada para o beneficiamento da madeira.Segundo a 1ª Cipamb, as pessoas que estavam na serraria fugiram do local em direção a mata, quando notaram a chegada das guarnições.
Operação Jericó foi realizada na sexta-feira, 16 — Foto: 1ª Cipamb/Divulgação
Dando continuidade aos trabalhos, já no ramal do Puraque, devido as condições do terreno, as viaturas não puderam seguir na missão. Após 16km de caminhada, as guarnições compostas por seis militares chegaram a mais uma serraria clandestina. Quando chegaram ao local os policiais foram recebidos a tiros e revidaram as agressões, momento em que os criminosos fugiram em direção a mata.
No local, funcionava uma serraria, onde segundo informações de comunitários, havia aproximadamente 352 m³ de madeira beneficiada e 185 m³ de madeira em tora, além de outros motores utilizados no beneficiamento ilegal da madeira. Por causa da impossibilidade de conduzir o material apreendido, foi realizada a inutilização no local.
Madeira beneficiada foi encontrada na região do Chapadão, em Santarém — Foto: 1ª Cipamb/Divulgação
De acordo com a 1ª Cipamb, os trabalhos devem continuar em combate aos ilícitos ambientais em Santarém e região, com o objetivo de preservar o meio ambiente e combater os crimes ambientais.
Fonte: G1 Santarém