A Universidade Federal do Pará (UFPA) autorizou o retorno do trabalho administrativo e as atividades acadêmicas de forma presencial, (confira as normais a seguir).
A nova resolução, aprovada na última segunda (6) pelo Conselho Superior de Administração (Consad), estabelece novas diretrizes de combate ao coronavírus na vigência das bandeiras laranja (risco alto), amarela (risco intermediário) e verde (risco baixo).
As normas das bandeiras vermelha (lockdown) e azul (período pós-pandêmico) não foram alteradas.
Atualmente, dez campi estão em bandeira verde, são eles:
- Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.
Os campi de Cametá e Capanema seguem em bandeira amarela.
Desde dezembro de 2020, a UFPA estabeleceu sistema próprio de bandeiramento para orientar atividades administrativas e acadêmicas durante o período da pandemia.
O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus passou, desde então, a analisar o cenário epidemiológico em cada município onde a universidade possui campus e define qual a bandeira vigente.
Para garantir a proteção coletiva da comunidade universitária, a UFPA tornou obrigatória a vacinação de servidores e discentes para participação em atividades presenciais, exceto se houver algum impedimento médico justificado.
Dirigentes devem informar a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) sobre quem tiver recusado a vacinação para providências cabíveis.
A UFPA também orienta que o respeito aos protocolos de biossegurança, com o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos, é imprescindível em qualquer bandeiramento.
Atividades acadêmicas
Sobre as atividades acadêmicas, em bandeiramento verde, as unidades acadêmicas podem programar atividades de ensino híbridas, com aumento progressivo de atividades presenciais, dependendo do contexto específico de cada curso.
As aulas teóricas, na bandeira verde, poderão ocorrer presencialmente, com até 50% da capacidade do ambiente. Nas turmas com todos já vacinados, as atividades podem ocorrer com até 100% de ocupação do espaço, respeitados os protocolos sanitários.
Na vigência das bandeiras amarela ou laranja, a recomendação é adoção do ensino remoto para aulas teóricas.
Já aulas práticas, atividades de pesquisa e uso de laboratórios de informática, a lotação máxima está autorizada para até 50% da capacidade do ambiente na bandeira verde e 20% na bandeira amarela, podendo ser de até 100% na bandeira verde) e 50% na bandeira amarela, se todos estiverem vacinados.
Na bandeira laranja, as atividades práticas presenciais estão autorizadas apenas para turmas em que servidores e e estudantes estejam todos vacinados, usando a capacidade máxima de 20% do ambiente.
Área administrativa
A nova resolução estabelece que o trabalho administrativo poderá funcionar presencialmente em 100% na bandeira verde; em 60% na bandeira amarela e em 30% na bandeira laranja.
No bandeiramento verde, o retorno gradual a 100% do trabalho presencial deverá ser programado pelos setores administrativos, podendo ser prevista a manutenção temporária de algumas atividades no formato remoto, se necessário e garantido o melhor atendimento à comunidade.
Ambientes coletivos
O uso de auditórios e anfiteatros está permitido com até 50% da capacidade do ambiente na bandeira verde e 30% na bandeira Amarela. A lotação pode ser de até 100% se todos estiverem vacinados. No caso da bandeira amarela, é de 50% do espaço.
Bibliotecas também podem funcionar, na bandeira verde, com capacidade de 50% do espaço e, até 100% se todos estiverem vacinados. Na bandeira amarela, o acesso é restrito, com atendimento por agendamento somente para empréstimo e devolução de material didático; é permitido também o estudo individual ou em grupo nas dependências das bibliotecas em até 20% da capacidade do ambiente. Se todos estiverem vacinados, a lotação poderá ser de 50%.
O transporte coletivo que circula internamente no campus do Guamá poderá funcionar normalmente na bandeira verde, respeitados os protocolos, e com 50% da capacidade de passageiros sentados na bandeira amarela.
Quadras poliesportivas, ginásios e parque aquático seguem com uso restrito pelos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com capacidade de 50% na bandeira verde) e de 20% na bandeira amarela), sendo 100% e 50%, respectivamente, caso todos já estejam vacinados.
Espaços de alimentação (cantinas, lanchonetes e Restaurante Universitário) também têm funcionamento autorizado com 50% da capacidade do ambiente na bandeira verde e, na bandeira amarela, cantinas e lanchonetes podem ter ocupação de até 30%.
Segundo a UFPA, ainda não há previsão de abertura do restaurante universitário no campus de Belém, já que a medida depende da conclusão de reparos de problemas estruturais identificados em agosto deste ano e da reativação de contratos de servidores e de fornecimento de alimentos.
Fonte: G1 Pará