A Vigilância Sanitária de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, continua com fiscalização rigorosa no Porto Hidroviário da cidade, para evitar que produtos contaminados com a toxina causadora da Doença de Haff, também conhecida como Urina Preta, chegue ao município.
Na manhã desta quarta-feira, 22, uma carga de aproximadamente 153 quilos de camarão chegou a ser apreendido pela equipe de fiscalização, até que o dono do produto comprovasse sua origem.
Segundo o dono da mercadoria, a carga teria saído do município de Gurupá, que fica também no Pará, mas no momento do desembarque no porto ele não conseguiu apresentar nenhuma documentação que comprovasse de fato a origem do produto. Por isso, a equipe de fiscalização resolveu apreender a mercadoria, até que o dono comprovasse sua origem.
O material foi levado para a Secretaria de Meio Ambiente do Município, onde ficou retido até a chegada da nota que apontou a procedência legal de criação dos camarões em cativeiro. Após a verificação, o produto foi liberado.
Outro caso
No último dia 16 de setembro, a Vigilância Sanitária de Vitória do Xingu, apreendeu cerca de 32 quilos de camarão que estava vindo de Santana, no Amapá, para ser comercializado na região do Xingu.
A fiscalização e apreensão aconteceu no momento em que a mercadoria era desembarcada no porto de Vitória do Xingu. Logo em seguida já foi incinerado no aterro sanitário do município.
Por: Wilson Soares – A Voz do Xingu – (Com informações da TV Vitória)