Search
Close this search box.

Após ampliação, programa Pecuária Sustentável atende fazendas em quatro municípios do oeste paraense

São mais de 40 fazendas atendidas atualmente em Oriximiná, Juruti, Monte Alegre e Prainha.

Foto: Ecam/Divulgação
Foto: Ecam/Divulgação
Continua após a publicidade

O programa Pecuária Sustentável, inicialmente implantado em propriedades rurais em Oriximiná, no oeste do Pará, foi ampliado e passou a atender mais três municípios da região: Juruti, Monte Alegre e Prainha. Após pouco mais de um ano de acompanhamento à distância devido a pandemia da Covid-19, a iniciativa retomou as atividades presenciais.

Atualmente atendendo a 41 fazendas, o programa oferece assessoria técnica a produtores rurais, para proporcionar maior efetividade na produção das fazendas sem a necessidade de abrir novas áreas de pasto. O programa é mais uma ação da Ecam Projetos Sociais, e tem por objetivo diminuir o desmatamento na Amazônia e valorizar as atividades locais, como a pecuária.

Durante os quatro anos de funcionamento do projeto, a coordenação constatou a aplicação de práticas sustentáveis nas fazendas somadas a ganhos expressivos de produtividade.

Nos municípios, a equipe técnica oferece assistência voltada ao manejo e intensificação de pastagem e ações de gestão técnica, formação da mão de obra local e apoio no ensino e aprendizagem, por meio de atividades práticas de campo.

A iniciativa pôde levar aos produtores conteúdos e assessorias técnicas que proporcionaram melhores condições de trabalho, bem-estar animal e a recuperação de áreas degradadas. Com essas e outras atividades, foram trabalhados os três pilares da sustentabilidade: ambiente, economia e sociedade.

“A adesão dos produtores à iniciativa garante ao meio ambiente a proteção e conservação de seus organismos, para assim preservá-los e mantê-los sempre saudáveis para o presente e futuro das próximas gerações”, ressalta Emanuel Siqueira, engenheiro agrônomo e consultor de projetos na Ecam.

A ampliação do programa ocorreu em 2019, o que possibilitou novas trocas de experiências entre técnicos e proprietários rurais, e com isso a implementação de mais práticas. Em 2020, a equipe precisou se adaptar e substituir as visitas presenciais pela assessoria remota, para que as atividades continuassem, apesar da pandemia. Saiba mais sobre o Programa, no site.

Lançamento de estudo

A “nova realidade” não impediu que o estudo “Cadeia produtiva e econômica para implantação de frigorífico bovino e suíno no município de Oriximiná” fosse lançado. O material é fruto das ações do Programa Territórios Sustentáveis e da Semagri, que surgiu com o objetivo de atender aos pecuaristas participantes do Projeto Pecuária Sustentável.

O estudo foi coordenado pela Ecam e traz informações sobre o gado de corte e suínos, para evitar a venda a preços muito baixos, agregando valor ao produto final e incentivando o desenvolvimento econômico na região. Os dados servem ainda para a implantação de um ou mais frigoríficos em Oriximiná, demanda antiga dos produtores para potencializar a dinâmica de compra e venda.

Fonte: G1 Santarém

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *