Oito mortes violentas foram registradas nas últimas 48 horas no interior do Pará, sendo seis crimes de homicídio e dois confrontos entre suspeitos e policiais militares. Em uma das ocorrências, três rapazes foram assassinados na mesma hora por atiradores que estavam em um carro prata.
Em Abaetetuba, na Região do Baixo Tocantins, nordeste do estado, atiradores que ocupavam um carro prata mataram a tiros os jovens Diney Rodrigues Carvalho, de 22 anos, Jorge Luís Pereira Mota, de 27 anos e Jeremias das Graças Baía de Oliveira, de 24 anos. O caso ocorreu por volta de 23 horas de ontem (03), no ramal do Maranhão, zona rural do município.
Segundo o 31º Batalhão da Polícia Militar, as vítimas estavam em um carro Ford Fiesta no ramal do Maranhão, que liga o centro de Abaetetuba à Vila de Beja, quando os assassinos chegaram no carro prata e atiraram, matando os três na hora. A perícia criminal colheu cápsulas de calibre ponto 40 na cena do crime. Testemunhas disseram que antes de matarem os três rapazes, os criminosos exigiram dinheiro deles.
No início da manhã de hoje (04), populares encontraram o corpo de Mathias Santos da Silva, de 19 anos, que estava jogado em um terreno baldio, próximo a uma igreja evangélica, na Folha 7, Bairro Nova Marabá, na Região Carajás, sudeste paraense.
O corpo apresentava sinais de execução a tiros. A Polícia Civil abriu investigação para saber quem foi o autor do homicídio. O cadáver foi removido por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) de Marabá. Outro corpo, de um homem, ainda não identificado, também foi encontrado, na manhã de hoje (4), estirado no quintal de uma casa abandonada, na Rua Esmeralda das Margaridas, no Distrito Moraes Almeida, em Itaituba, Região do Tapajós, sudoeste do Pará.
O cadáver foi encontrado por populares, que avisaram a Polícia Militar. Uma viatura foi acionada, assim como a perícia criminal. Ainda não se sabe as circunstâncias do fato, nem o autor do homicídio. Policiais estão procurando imagens de câmeras de segurança, instaladas próximo ao local do crime para ver se conseguem identificar o criminoso.
Na madrugada de hoje, um crime de latrocínio foi registrado em Castanhal, na Região do Guamá, nordeste paraense, tendo como vítima Paulo Pereira Lima, de 45 anos. Ele foi morto com uma facada na nuca durante um assalto ao sair de casa para o trabalho.
O assaltante roubou a motocicleta da vítima. Segundo o 5º Batalhão de Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 5h30, na Rua Salon Botelho, no Bairro Imperial. Testemunhas disseram que a vítima pilotava uma moto modelo Suzuki, de cor prata. Ninguém sabe se houve reação na hora do assalto ou se o criminoso já chegou com intenção de matar a vítima.
Na começo da noite de ontem (03), uma troca de tiros entre policiais militares e um suspeito foi registrada em Capanema, na Região do Rio Caeté, nordeste do Pará, O homem identificado como Valderlon Santos da Costa, foi morto por homens do 11º Batalhão de Polícia Militar.
Segundo os policiais, o homem era um traficante conhecido na região, e já havia sido detido algumas vezes por seu envolvimento com a venda de drogas.
O confronto ocorreu por volta das 18h, depois que um morador do Bairro Aparecida disse aos policiais que em uma casa da Rua Amazonas estava ocorrendo a venda de drogas. A guarnição foi ao local e viu três homens correrem. Conforme os policiais disseram, um deles apontou uma arma para eles e foi baleado. Ele ainda foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento, mas morreu.
Na casa do suspeito, os policiais apreenderam uma arma de fogo de fabricação caseira, três munições intactas de calibre 38, um aparelho celular, dinheiro e uma porção de maconha.
Outro homem morto em confronto com a PM foi Rodrigo Santana de Jesus, de 27 anos, na manhã de sábado (2), na Rua Maranhão, Bairro Novo Brasil, em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.
A PM disse que o suspeito e um comparsa não identificado cometeram vários assaltos, nos bairros Vale Dourado, Vale Verde e Vale dos Sonhos. Uma guarnição foi acionada e localizou os dois, que correram e atiraram nos policiais.
No confronto, Rodrigo de Jesus foi baleado e morreu quando era conduzido para o hospital. O outro homem conseguiu fugir.
Fonte: Ver o Fato