Após 16 dias internado por causa da Covid-19, sendo quatro na unidade de terapia intensiva (UTI), um idoso de 94 anos recebeu alta no hospital Regional da Transamazônica em Altamira, sudeste do Pará. Ao deixar a unidade de saúde neste sábado (16), Custódio Franco Lourenço foi aplaudido pela equipe de saúde, pela filha e a neta, que o receberam emocionadas.
“Estávamos ansiosas pela saída dele. Foram tantos dias de preocupação, mas agora é só alívio”, contou a neta, Adriana Lourenço.
O agricultor foi internado em 1º de outubro após apresentar complicações por causa do coronavírus. Ele estava com insuficiência respiratória e comprometimento de 25% do pulmão.
Na UTI, precisou de oxigênio com ventilação não invasiva e não chegou a ficar sedado. Depois de ter alta da UTI, o idoso passou os últimos dias de internação na enfermaria .
Importância da vacinação
Custódio tem histórico de hipertensão e de diabetes e também é ex-fumante. Ele recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19 e a vacinação foi fundamental para que ele não tivesse sintomas ainda mais graves da doença e para sua recuperação, segundo o médico Marcelo Trindade, que trabalha na linha de frente do hospital regional.
“Isso pode ter sido um fator preponderante para que o quadro dele não tivesse se agravado ainda mais. Por isso, reforçamos nosso pedido a população, para que se vacinem, pois só assim conseguiremos vencer esse vírus”, afirma.
Ao chegar e casa na cidade de Altamira, Custódio reencontrou a mulher, Carmela Lourenço, de 88 anos, e o gatinho de estimação, Manuca.
Após alta, idoso que ficou internado reencontrou a mulher e o gatinho de estimação em Altamira (PA) — Foto: Adriana Lourenço/Arquivo pessoal
Desde o início da pandemia, ao menos 650 pacientes com Covid-19 atendidos no hospital conseguiram se recuperar da doença. A unidade estadual é administrada pela organização social Pró Saúde e referência na região do Xingu.
O Pará contabiliza, ao todo, 595.161 casos de coronavírus, com 16.709 mortes desde março de 2021, conforme último boletim divulgado pelo governo do Pará, na noite deste sábado (16).
Fonte: G1 Pará