Pará

INMET desmente chuva de granizo informado pela Defesa Civil Estadual.

Continua após a publicidade
Nos últimos dias a Defesa Civil enviou um alerta de SMS para vários paraenses. Nas mensagens, o órgão informou para os riscos da chuva de granizo. Incomum na capital, várias pessoas ficaram preocupados e acabaram entrando em contato com o Instituto de Meteorologia do Estado do Pará (INMET), que negou essa ocorrência.
De acordo com o coordenador do INMET, José Raimundo de Abreu, as condições climáticas não são favoráveis para esse tipo de fenômeno e que a Defesa Civil pode está errada. “A situação desse alerta da defesa civil não foi baseada com dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Eles pegaram informações de outros centros meteorológico nacionais e atribuíram aqui no estado do Pará. Eu diria que pelo monitoramento do clima que o INMET faz aqui na região, mesmo com a condição das nuvens de grande desenvolvimento vertical, o tempo não está favorável, não vai acontecer esse granizo e nem tampouco os vendavais”.
Segundo o feirante, Rony Rocha, esse fenômeno seria interessante até para matar a curiosidade dele. “A questão do granizo, eu gostaria de ver e o meu telhado está muito bem preparado. Pode arriar o granizo que o meu telhado vai aguentar e eu quero ver”, concluiu Rony.
Muita chuva no Pará
O nordeste do Pará vem sendo o mais atingindo pela chuva volumosa. Em Tracuateua, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 164,4 mm acumulados em 24 horas, nos últimos dias. Neste local já choveu 325,7 mm entre os dias 4 e 8 de fevereiro, o que corresponde a quase toda a média de chuva normal para fevereiro que é de 385 mm.
“Essas nuvens, devido à altura, vem sendo nuvens tempestades, então pode acontecer chuvas de forte intensidade e em 12 horas a 24 horas atingir volumes pluviométrico de 100mm, principalmente na região do baixo e médio Tocantins. O litoral do Pará, na região de Salinas, Bragança, Curuça, Vigia, são regiões propicias a chuva intensas com volume fora da realidade”.
RomaNews
Comunidade

Comentários

Participe com respeito. Comentários podem passar por moderação antes da publicação.

Deixe seu comentário Participe da conversa com respeito.

Escreva seu comentário

O autor responde pelo conteúdo enviado. A Voz do Xingu pode moderar ou remover comentários incompatíveis com as regras, sem prejuízo das obrigações previstas em lei.


Continua após a publicidade
Resultados oficiais

Loterias

Fonte: Loterias CAIXA. Resultados armazenados em cache por 30 minutos.

Você não pode copiar conteúdo desta página