Esta quarta-feira (15) é o prazo final para que todos os animais bovinos e bubalinos do Pará, com até 24 meses de idade, sejam vacinados.
Após esta data, os produtores rurais terão até o dia 20 de dezembro para realizar a notificação à Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) ou via internet, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3).
Devido à falta de vacinas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a alteração do período de imunização, que se encerraria no dia 30 de novembro, para o próximo dia 15 de dezembro, a fim de assegurar que todo o rebanho seja vacinado.
Até o momento, o percentual de vacinação do rebanho atingiu 71%, o equivalente a 7.354.064 animais vacinados no Pará.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/2/c/yQ1o2gRY6jRHrOghVCvA/bufalo3.jpg)
Rebanho de búfalos também devem ser imunizados contra febre aftosa. — Foto: Elder Miranda Jr/AQK
Para imunizar o rebanho, o produtor deve adquirir a vacina em uma revenda cadastrada na Adepará. Com apenas uma dose de dois ml, aplicada por via subcutânea ou intramuscular na região da tábua do pescoço (terço médio), o animal está imunizado.
Para comprovar a vacinação é necessário apresentar, além da nota fiscal de aquisição da vacina, a relação do rebanho, com a quantidade de animais, faixa etária e espécie.
O produtor que não notificar a vacinação estará sujeito à multa, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais.
Fonte: G1 Pará





















