Menu

Em Marabá, cheia avança e já deixa mais de 1300 famílias desabrigadas

Nesta segunda-feira (10), Exército, Defesa Civil e Bombeiros atuaram em mais de cinquenta mudanças de moradores de áreas alagadas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

Já passam de 1.300 as famílias afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas em Marabá, no sudeste do estado. Nesta segunda-feira (10), Exército, Defesa Civil e Bombeiros atuaram em mais de cinquenta mudanças de moradores de áreas alagadas.

Diversas ruas da Velha Marabá estão completamente debaixo d’água. Os desabrigados foram levados para dezesseis abrigos montados pela prefeitura. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, na semana que vem, as chuvas devem continuar intensas na região. Com isso, os níveis dos rios devem continuar acima de dez metros pelos próximos dias.

As chuvas intensas na região são ocasionadas pelo grande fluxo de umidade causado pela zona de convergência do Atlântico Sul aliado com a chegada da zona de convergência intertropical.

Governo distribui kits a famílias atingidas pelas enchentes

Na sexta-feira (7), órgãos de segurança se reuniram para traçar estratégias de atendimento e distribuição de 2,5 mil kits de ajuda humanitária às famílias e avaliam a possibilidade de construção de mais abrigos. Comportas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí foram abertas para tentar equilibrar o nível dos rios.

Desde o dia 5 de janeiro a Defesa Civil dialoga com o Sistema de Segurança Pública para realizar trabalho conjunto para auxiliar famílias atingidas pelas enchentes dos rios Tocantins e Itacaiúnas, na região Sudeste do Pará, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

“Nosso levantamento mostra que são mais de 600 famílias sendo assistidas e estamos vendo a possibilidade de haver atendimento médico dentro dos abrigos por conta da pandemia ainda em andamento. Instalamos uma sala de crise dentro do Centro de Convenções de Marabá, para que todas as frentes possam compartilhar informações e agir de forma a garantir, o quanto antes, que essas pessoas possam voltar as suas casas”, informou o coronel Hayman Souza.

Nos abrigos, a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários de Marabá realiza o cadastramento das famílias e informou que oferece atendimento médico, alimentação e colchões para os desabrigados.

Fonte: G1 Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.