Uma reunião nesta segunda (14), tratou sobre o combate de maus tratos de animais silvestres e domésticos, principalmente com cães e gatos, as secretarias de Meio Ambiente e Saúde definiram protocolos de atendimento para os possíveis casos em Vitória do Xingu, como agressão, abandono e maus tratos.
“É uma parceria importante na união em defesa dos animais, combatendo as agressões, maus tratos. E que as adoções sejam mais responsáveis, para que todos possam cuidar dos seus pets de forma digna, é o alerta que a gente faz para a população”, explica Cintia Hoffmann.
De acordo com o artigo 32 da Lei Ambiental (Lei 9.605/98), o crime de maus tratos resulta em penas mais severas, e busca trabalhar a defesa desses animais. Além disso a lei municipal 166/2009 também já define ações de combate aos maus tratos além de responsabilização de quem infringir.
“A nossa equipe da saúde, através do setor de zoonoses ficará responsável por coordenar as ações não só de cuidados, mas de acompanhamento, avaliação e intervenção em caso de lesões, zoonoses e quadro clínico. Estamos ainda trabalhando para iniciar a castração de animais e trabalho educativo com a população”, Roseli Braga.
Por Felype Adms – Ascom – Secretaria Municipal de Saúde de VTX