Search
Close this search box.

Estado define estratégias para segunda etapa do ‘Segurança Por Todo o Pará’ no Xingu

As ações na 11ª Região Integrada de Segurança Pública foram alinhadas e definidas com a presença do governador Helder Barbalho

Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Continua após a publicidade

O governador Helder Barbalho participou nesta sexta-feira (18), junto com gestores do Sistema de Segurança Pública, da reunião de instalação da segunda etapa do Projeto “Segurança Por Todo o Pará”, no município de Altamira, sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp/Xingu). 

Esta etapa do projeto inclui apresentação do plano tático operacional, elaborado após mapeamento de cada área da região – iniciado em novembro de 2021, na primeira fase. As ações definidas serão executadas de forma integrada pelos órgãos de segurança pública, com ações que visam à redução dos índices de criminalidade, com ênfase na diminuição dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).

Para Helder Barbalho, as ações integradas precisam partir de uma análise feita a partir de dois pilares – estatística e olhar da população -, de forma que os moradores da região possam confiar na presença e atuação dos órgãos de segurança, se sentindo mais seguros.

“As operações de saturação devem contribuir para a redução continuada alcançada nos últimos três anos, visto que desde o início da gestão os investimentos feitos possibilitaram que o município deixasse de estar entre uma das cidades mais violentas do mundo. Portanto, não é momento de descansar. Vamos manter a presença ostensiva com reforço das policias Civil e Militar para garantir à sociedade proteção e paz”, ressaltou Helder Barbalho. 

Segunda fase – O Projeto “Segurança Por Todo o Pará”, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), chega nesta fase utilizando a metodologia de exposição do que já foi analisado e identificando as principais demandas expostas pelos representantes das forças de segurança da região do Xingu, com apresentação do plano tático operacional que será executado e acompanhado pelo Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cisped-Xingu). 

Para Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, o objetivo da reunião com os gestores de cada órgão foi ouvir os representantes que atuam diariamente na região e conhecem as especificidades, para que o plano seja regionalizado e tenha êxito ao ser executado. 

“A partir dessa reunião de articulação, ouvimos os gestores locais e definimos ações de impacto que serão realizadas de forma integrada por todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado, incluindo a Guarda Municipal, onde cada um atuará dentro de suas atribuições, para que juntos alcancemos resultados ainda melhores, e reduções ainda mais significativas nos índices de criminalidade”, enfatizou Ualame Machado.

Efetivo – Além da ampliação do número de viaturas feita em 2021, mais policiais militares estão em formação, para que ainda neste ano reforcem o efetivo em Altamira e outros municípios da região, garantindo a tranquilidade da população, além da aquisição dos equipamentos de Inteligência, que vão potencializar o trabalho feito pelos agentes de segurança.

“Outra novidade está nas 16 câmeras com inteligência artificial que serão instaladas no município. Elas irão facilitar o trabalho que já está sendo feito, e por meio delas faremos o reconhecimento de placas dos veículos roubados e também o reconhecimento facial, para capturar foragidos da Justiça. Essa é uma medida que já tem contrato assinado, e em breve será feita a implementação”, garantiu o titular da Segup. 

Alinhamento – A reunião começou pela manhã, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta), quando foram discutidas as principais demandas da região do Xingu, que inclui a sede, Altamira, e os municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. À tarde, com a participação do governador do Estado, foram alinhadas e definidas as estratégias a serem realizadas nas próximas semanas.

Também estiveram presentes gestores da Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal de Altamira, que vão integrar as ações estratégicas.

Fonte: Agência Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *