Na última sexta-feira, 11, uma operação nos postos de combustíveis de Altamira, no sudoeste do Pará, foi realizada pelo Procon. A ação foi para fiscalizar o aumento da gasolina e do diesel.
De acordo com a diretora do Procon Altamira, Cilene Brito, a fiscalização é por conta reajuste do preço de venda da gasolina e do diesel pela Petrobrás, que passou a valer na última sexta-feira, 11.
“Nós tivemos denúncia de que alguns postos da cidade estariam repassando esse aumento, o que é abusivo e especulativo, dado que a Petrobras anunciou na última quinta-feira o aumento, mas a validade só seria a partir desta sexta“, disse a diretora.
Em todos os postos foram recolhidas notas emitidas entre os dias 09 a 11 de março, para serem analisadas para saber qual a margem de lucro que está sendo praticada e se os postos estão praticando abusos contra o consumidor.
“Nós solicitamos aos postos os três últimos cupons fiscais do dia 9, 10 e 11, e com esses cupons a gente pode verificar se o posto fez esse reajuste ontem ou se está fazendo a partir de hoje. Se o posto fez ontem ele vai ser passivo de infração e posteriormente multa”, acrescentou Cilene Brito.
A diretora do Procon também já adiantou ao Portal A Voz do Xingu que, dos 15 postos fiscalizados na última sexta-feira, 60% deles praticaram especulação e abusividade com aumento do preço anterior à data informada pela Petrobras (11/03). Esses postos serão autuados e multados pelo Procon Municipal.
Oito postos de combustíveis ainda passarão por fiscalização nesta segunda-feira, 14.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu