Search
Close this search box.

Canal de denúncia à violência contra mulher atende quase 70 ocorrências em uma semana no PA

Patrulha especializada em atendimento a mulheres vítimas de violência já prendeu seis homens em flagrante.

Foto: Marcelo Seabra / Agência Pará
Foto: Marcelo Seabra / Agência Pará
Continua após a publicidade

Em apenas uma semana de funcionamento, o Programa “Pró-Mulher”, que acelera a resposta às ocorrências de violência contra o público feminino, feitas pelo número de emergência 190 e 193, registrou 68 atendimentos desde o dia 14 de março. Segundo dados da iniciativa, seis homens já foram presos em flagrante e encaminhados às delegacias especializadas.

O programa gratuito faz com que denúncias repassadas pelos números possam ter detalhes da agressão e a localização precisa da ocorrência, além de ser atendida mais rapidamente por viaturas da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal, específicas para o socorro à vítima.

De acordo com a iniciativa, a equipe do Centro Integrado de Operações (Ciop) pode mandar um link para o celular da vítima ou testemunha da violência, para o envio de imagens, áudio e endereço da agressão, em tempo real. As informações são repassadas ao patrulhamento especializado.

O programa atende ocorrências em BelémAnanindeua e Marituba, além de oferecer à vítima o direito ao Cartão Programa, que garante visitas periódicas e acompanhamento por meio das equipes do patrulhamento especializado.

“O programa prevê a proteção e a repressão, mas também a orientação a essas mulheres, para que elas possam denunciar no primeiro ato que ocorra, que não espere ocorrer o segundo, ou o terceiro. Que a mulher, o vizinho ou um conhecido denuncie ao 190 na primeira ocorrência que saiba”, reforçou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Fonte: G1 Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *