A Delegacia de Polícia Federal de Altamira, no sudoeste do Pará, destruiu nesta segunda-feira, 18 de julho, 18,492kg de pasta base de cocaína e crack. A droga foi avaliada em aproximadamente 73 milhões de reais em pasta base e 2 milhões de reais em crack.
Cada quilo de pasta base pode ser transformado em até 6 quilos de cocaína de alta qualidade. O quilo da cocaína pura é vendida no Brasil por cerca de 200 mil reais e na Europa pode chegar a meio milhão de reais, ou seja, a destruição representa um prejuízo de até 1,7 bilhão de reais para o crime organizado, fora o valor do crack. Vale lembrar que no varejo a droga ainda é misturada com diversos produtos como farinha, bicarbonato de sódio e maltodextrina para dar volume e potencializar os ganhos.
Também foram destruídas 215 mil carteiras de cigarros avaliadas em cerca de 1 milhão de reais. O cigarro, aparentemente de origem chinesa, pode conter em sua composição elementos ainda mais nocivos do que aqueles encontrados no mercado nacional. O cigarro foi encontrado pela PRF escondido embaixo de esterco de galinha.
A operação de destruição contou com a participação do MPF e ocorreu em local sigiloso.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PF/Altamira