Search
Close this search box.

Forma Pará: processo seletivo oferece quase 1,8 mil vagas em universidades federais neste domingo

Mais de 11.400 estudantes farão a prova do programa em 35 municípios

Foto: Agência Pará
Foto: Agência Pará
Continua após a publicidade

Mais de 11.400 estudantes farão a prova do Processo Seletivo Especial (PSE) do programa Forma Pará neste domingo (11). O certame deve preencher 1.790 vagas de graduação nas universides Ufra [Universidade Federal Rural da Amazônia], Ufopa [Universidade Federal do Oeste do Pará] e Unifesspa [Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará], em 35 municípios do estado (ver lista de municípios beneficiados e cursos ofertados abaixo). O objetivo é reduzir o déficit da oferta de cursos superiores no Pará.

A prova de domingo será das 9h às 13h. Ela será constituída de uma prova objetiva e uma redação. A prova objetiva terá cinco questões de cada uma das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. 

O candidato que declarar ter estudado pelo menos uma das séries do Ensino Médio no município de realização do curso ou resida há pelo menos um ano neste, o que deverá ser comprovado na habilitação à matrícula, receberá a bonificação de acréscimo de 10% na soma das notas. O resultado definitivo está previsto para o dia 28 de outubro.

Informações importantes sobre o processo seletivo

  • Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 8h e fechados às 9h
  • Será obrigatório o uso de máscara
  • É necessário apresentar documento de identidade original. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto e CNH (digital)

Confira os municípios onde ocorrerão as provas do dia 11 e os cursos ofertados em cada lugar

  • Ufra: Agronomia (Floresta do Araguaia, Sapucaia, Tomé-açu, Dom Eliseu e Abel Figueiredo); Enfermagem (Magalhães Barata e Inhangapi), Medicina Veterinária (Parauapebas), Ciências Contábeis (Anapu e Bujaru), Administração (São Domingos do Capim, Mãe do Rio e Aurora do Pará), Sistemas de Informação (Santa Isabel, Porto de Moz e São Miguel do Guamá), Engenharia Ambiental (Marapanim), Engenharia de Pesca (Colares), Engenharia Florestal (Quatipuru) e Letras/Português (Garrafão do Norte)
  • Unifesspa: Química (Eldorado dos Carajás), Engenharia Civil (Água Azul do Norte, Bannach, Pau D’Arco, Sapucaia e São Domingos do Araguaia), Engenharia Elétrica (Palestina do Pará), História (Floresta do Araguaia), Pedagogia (Peixe-Boi, Placas e São João do Araguaia) e Arquitetura (Floresta do Araguaia)
  • Ufopa: Licenciatura em Matemática (Faro), Engenharia Civil (Juruti), Engenharia Florestal (Mojuí dos Campos), Geografia (Oriximiná), Pedagogia (Trairão) e Ciências Biológicas (Uruará)

O curso mais procurado foi Medicina Veterinária, em Parauapebas, com 1.949 inscritos, seguido de Engenharia Civil, em Juruti, com 785 Agronomia, em Dom Eliseu, com 725 candidatos. 

Mais oportunidades

Esta será a primeira prova da fase de universalização do Forma Pará. No dia 18 de setembro, ocorrerá o certame para quem concorre às vagas dos cursos a serem executados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Também estão abertas as inscrições, até o dia 10 de outubro, para o preenchimentos de 320 vagas de cursos do Instituto Federal do Pará (IFPA) em sete municípios (Abaetetuba, Belterra, Ipixuna do Pará, Irituia, Prainha, Terra Alta e Vigia). A prova ocorre no dia 6 de novembro. Com isso, o Forma Pará chegará à marca de 9.825 vagas ofertadas em quatro anos. 

O programa é desenvolvido desde 2019 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) e prefeituras municipais. 

Fonte: O Liberal

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *