Search
Close this search box.

Com mais de 500 produtores Belém recebe o Festival do Chocolate e do Cacau

Continua após a publicidade

Caravanas de produtores de cacau vindas de diferentes regiões de integração do Pará começam a chegar a Belém para o 7º Festival Internacional do Cacau e do Chocolate e do Flor Pará 2022, que será aberto nesta quinta-feira (22) e se estenderá até o próximo domingo (25/9), no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia.

De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município de Medicilândia, no sudoeste paraense, é o maior produtor de cacau do Brasil e, consequentemente, do Pará, sendo responsável por 33,30% da produção.

Uruará (10,04%), Placas (8,41%) e Novo Repartimento (7,5%) também aparecem em destaque na produção do fruto. “A qualidade do cacau cultivado em diversos municípios do Pará poderá ser conferida de perto no Chocolat Amazônia; só do Pará teremos a participação de 500 produtores de 10 polos da produção cacaueira. Somente da Transamazônica estarão vindo sete ônibus”, adiantou a coordenadora do festival, Dulcimar Melo, engenheira agrônoma da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Preparativos

De acordo com a coordenadora da programação, estão sendo instalados 160 estandes para a exposição dos produtos das três cadeias de produção do Pará: joias, flor/plantas e cacau/chocolate. “O público terá uma programação diversificada reunindo o melhor desses segmentos”, garantiu a coordenadora.

Como parte da programação, haverá a Cozinha Show comandada por renomados chocolatiers, o Fórum do Cacau, ateliê do chocolate – onde serão produzidas esculturas feitas com o produto – concurso do melhor chocolate paraense e curso “Bean to bar” que vai ensinar o processamento do cacau até o chocolate, rodadas de negócios, oficinas de arranjos florais, técnicas de confecções de terrários e de plantios em bolas de musgos e arte floral para composição de mesas. Para participar das oficinas, basta se inscrever na hora.

Fonte: Roma News

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *