A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) inicia nesta quinta-feira (29) as ações de segurança para o primeiro turno das eleições 2022.
O ciclo operacional irá até o dia 2 de outubro e terá o reforço no policiamento em torno dos depósitos das urnas eletrônicas e na escolta para os locais de votação, assim como o controle do fluxo de trânsito nas vias.
A operação reunirá vários órgãos do Sistema de Segurança Pública do Pará e parceiros, como órgãos de trânsito municipais, a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que vão atuar com ações preventivas e ostensivas.
Um diferencial desse ano será a implantação dos centros de comando e controle nas cidades polos, o que facilita a comunicação e monitoramento com mais celeridade, informou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Efetivo
Um total de 8.845 mil agentes de segurança pública integram a operação. Somente na Região Metropolitana de Belém, serão 2.057 agentes, enquanto que 6.788 vão reforçar o policiamento no interior.
Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Dilson Júnior Melo afirmou que as tropas da PM estarão em todos os 144 municípios, com reforço extra de 90 homens, na cobertura de vias e das zonas eleitorais.
Monitoramento
A partir das 7h do dia 2 de outubro serão ativados os Centros Integrados de Comando e Controle Estadual, em Belém, e os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais nas 13 Regiões Integradas de Segurança Pública.
Os Centros vão concentrar os representantes do Sistema de Segurança Pública Estadual e Municipal, a PF, a PRF. Nos locais será possível monitorar as ações planejadas e o acompanhamento da movimentação nos municípios em tempo real.
Lei Seca
A Polícia Civil do Pará expediu, na última segunda-feira (26), a portaria referente à Lei Seca. O dispositivo legal proíbe a venda e o fornecimento gratuito de bebidas alcoólicas por bares, restaurantes, lanchonetes, trailer, quiosques, boates e outros estabelecimentos comerciais e similares, bem como, por vendedores ambulantes, assim como a realização de festas dançantes, entre 00h e 18h.
Fornecimento de energia
A Equatorial Pará realizou inspeção e manutenção nos circuitos que suprem os cartórios eleitorais e elaborou instruções de manobra para transferências de cargas prioritárias, em caso de necessidade.
Além disso, no dia da eleição, haverá o aumento de 80% das equipes de manutenção, que estarão alocadas em rotas estratégicas para o apoio diante de situações de emergência. Serão 302 equipes compostas por 669 colaboradores.
Outro ponto é o suporte operacional na sede do TRE, onde ocorrerá a apuração dos votos. Haverá um colaborador conectado ao Centro de Operações Integradas da empresa, com o intuito de priorizar o rápido restabelecimento do sistema em caso de falta de energia. Esse acompanhamento será feito até a publicação oficial dos resultado.
Fonte: G1 Pará