Os eleitores que não votaram e nem justificaram sua ausência nas três últimas eleições devem se regularizar e procurar o cartório eleitoral mais próximo, já que, o prazo para regulação encerra nesta segunda-feira, 06. No estado, 67. 145 eleitores estão com o título passível de cancelamento. Já em Belém, por conta do processo de recadastramento biométrico já realizado, apenas 12 eleitores continuam inadimplentes com a Justiça Eleitoral.
Até o momento, o maior índice de regularização está na região Norte (5,6%), seguida do Centro-Oeste (5,5%), do Sul (3,5%), do Nordeste (3,4%) e Sudeste (3,0%). Entre os eleitores residentes no exterior, apenas 1,9% regularizou sua situação perante a Justiça Eleitoral. Esses dados são atualizados diariamente e podem ser consultados no portal do TSE.
Caso o eleitor tenha alguma dúvida se está ou não em débito com a justiça eleitoral, basta realizar consulta no site do TRE do Pará. Outra opção ainda mais simples e rápida de consulta é baixando o App e-titulo disponível de forma gratuita em todas as plataformas digitais.
Vale ressaltar que, em caso de cancelamento o eleitor poderá enfrentar alguns contratempos em relação a outros documentos que dependem da certidão de quitação eleitoral. Como, por exemplo, participar de concursos públicos, receber benefícios sociais, obter empréstimos, renovar matricula em estabelecimentos de ensino público, entre outros.
Multa
Se a situação do eleitor estiver irregular, será necessário pagar uma multa no valor aproximado de R$ 3,50 e, em seguida, comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, apresentando documento oficial com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.
Fonte: Portal Roma News