Uma reunião realizada na Sede do Ministério Público do Estado do Pará, na tarde desta última terça-feira, 29 de novembro, discutiu as situações dos pacientes da região Transamazônica que precisam buscar tratamento na Capital do Estado.
Entre os assuntos abordados junto à Promotora de Justiça, foi questionado a falta de uma casa de apoio para os pacientes de Altamira, que hoje ficam alojados nas casas que são arcadas pelas prefeituras dos outros municípios da região Transamazônica.
O prefeito de Altamira, que participou da reunião se comprometeu em ajudar a partir de agora com a alimentação dos pacientes de Altamira e dentro de três meses instalar uma casa para esses pacientes.
Através de intermédio da Associação do Consórcio Belo Monte, ACBM, os prefeitos de Vitória do Xingu e de Pacajá já se comprometeram que irão continuar fornecendo os alojamentos aos pacientes de Altamira, em suas casas de apoio.
Outros assuntos questionados na reunião foram a falta do pagamento por parte da Sespa do TFD – Tratamento Fora de Domicílio, que muitos pacientes não recebem desde 2018 e também a falta de medicação para os pacientes em Belém.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu