O Governador do Pará, Helder Barbalho, assinou um protocolo de projetos para implantação da primeira planta de verticalização de minério de ferro do Pará. O evento foi realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, nesta quinta-feira, 23.
O plano é investir US$ 450 milhões, em parceria com a Vale e a empresa China Communication Constrution Company (CCCC), controladora da brasileira Concremat. “A maior segurança que temos é justamente a parceria com a empresa CCCC. Essa parceria busca garantir que a obra seja concluída e que evite atrasos ou descumprimentos, assim como já aconteceu outras vezes, como nós já sabemos”, disse o governador.
Pela primeira vez em mais de quatro décadas de exploração mineral no território paraense, o Pará dispõe de um novo modelo produtivo para a cadeia do minério de ferro, que torna possível a implantação de uma usina laminadora de aço em Marabá, com capacidade para alavancar a economia de dezenas de municípios mineradores, produtores de matéria-prima de alta qualidade, com grandes estoques para assegurar produtos de ponta, pronto atendimento e personalização dos itens importantes do segmento de laminação de aço para os mercados da construção civil, de equipamentos agrícolas, de empresas automotivas e de máquinas e equipamentos.
“O compromisso que foi firmado pela Vale e pela CCCC é de que, até o ano de 2020, eles estarão concluindo todo o processo de apresentação do projeto e licenciamento para que se iniciem as obras em 2021 e, até o final de 2022, estejamos com essa planta já em funcionamento e entregue para a sociedade paraense”, afirmou Helder.
Fonte: Portal Roma News