Search
Close this search box.

Eleitores de Altamira tem até 31 de maio para fazer o cadastramento biométrico

Continua após a publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) encerra no próximo dia 31 (sexta-feira) o recadastramento biométrico obrigatório em sete municípios do Estado. Os eleitores de Altamira, Abaetetuba, Breves, Cametá, Itaituba, Marabá e Redenção devem comparecer o quanto antes aos postos de
atendimento da cidade.

O processo de recadastramento é simples. O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral de posse de documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado. Dessa forma, a Justiça Eleitoral busca atualizar o cadastro de todos os eleitores coletando a digital e foto. Essas informações são encaminhadas diretamente para o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A biometria é mais uma ferramenta de segurança e que garante a legitimidade do voto durante o pleito eleitoral, já que a urna só é liberada com a digital do eleitor. Vale ressaltar também que, com o título cancelado o eleitor fica impossibilitado de emitir carteira de identidade, passaporte, perde benefícios sociais como, por exemplo, bolsa família e seguro defeso.

Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação, responsável por executar o recadastramento, junto com as equipes de cada cartório eleitoral, a expectativa é que a biometria encerre em novembro de 2019, o que garantirá, já no próximo pleito, uma eleição 100% biometrizada.

RECADASTRAMENTO

Números atualizados – 4.582.577: É o total de eleitores que já fizeram o recadastramento. O TRE/PA fez a atualização em mais de 80% do Estado.

R$ 3,51 – É o valor máximo que o eleitor que não votou deve pagar de multa por turno.

Fonte: DOL

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *