A classe de enfermagem de Monte Alegre, oeste do Pará, deflagrou greve no sábado (25) reivindicando melhores condições de trabalho no hospital do município que está com obras paralisadas há cerca de três anos. Além disso, eles também reivindicam melhoria salarial.
De acordo com o sindicato de enfermagem do município, as denúncias se arrastam há alguns anos. O local é inadequado e não oferece condições dignas de trabalho para a classe, comprometendo também o atendimento a população.
“O hospital iniciou uma reforma de ampliação há mais de três anos, desde então os profissionais estão trabalhando em um local insalubre e inapropriado sem segurança nenhuma sem estrutura tanto pra classe executar sua função quanto pra dar uma qualidade melhor no atendimento para a população” relatou a presidente do sindicato e técnica de enfermagem, Adria Simone.
Em fevereiro uma assembleia foi realizada e o sindicato reivindicou as melhores condições de trabalho e valorização salarial. Os profissionais alegam que em Monte Alegre, o tecnico de enfermagem é o profissional com menor salario comparado aos demais do mesmo nivel de escolaridade.
Nessa reunião, foi decidido que um documento seria elaborado e então enviado à prefeitura com as reivindicações. De acordo com o sindicato, há 15 dias foi oficializado uma minuta de proposta, que foi apresentado na prefeitura municipal. Porém, a classe não obteve retorno da gestão municipal após o prazo estabelecido.
Diante dessa situação, a classe de enfermagem de Monte Alegre entrou em greve após uma reunião realizada no dia 21 de março. A paralização respeita todos os critérios estabelecidos por lei, com 30% dos funcionários da enfermagem trabalhando, além de urgência, emergência, internação e serviços essenciais.
O g1 entrou em contato com a assessoria de comunicação de Monte Alegre mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.
Fonte: G1 Santarém