A Secretaria de Esporte e Lazer confirmou a realização dos Jogos Abertos do Pará 2023, e deu início ao cronograma de visita técnica aos municípios que serão polo-sede de microrregiões, na décima segunda edição do evento esportivo.
Durante o mês de abril, coordenadores da Seel cumprem a fase de vistoria técnica nos municípios, que já passou por Cametá e agora está em Rio Maria, para que os técnicos verifiquem as condições estruturais disponíveis que o município oferece para receber os participantes durante os jogos.
“É um momento em que é avaliado se o município pode receber a etapa regional e também é verificada a estrutura para saber se as quadras têm as dimensões para a realização das modalidades. Ainda são verificados os possíveis locais de alojamento dos municípios participantes, assim como iluminação, local de alimentação, segurança e diversas questões que qualificam o município como apto para atender esta demanda”, enfatiza Katia Rocha, coordenadora do Joapa.
O Joapa é um evento esportivo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), que reúne seis modalidades do esporte amador, como Basquetebol, Futsal, Futebol de Areia, Handebol, Voleibol e Tênis de mesa, com o objetivo de incentivar a prática esportiva em todo o território paraense. Em 2023, os jogos serão realizados na seguinte dinâmica: primeira fase regional com a participação de municípios das diversas microrregiões do estado. Já na última fase, a estadual, irão disputar os municípios classificados na fase anterior.
Cronograma – No mês de abril serão feitas as visitas técnicas para verificação das infraestruturas esportivas e condições estruturais dos municípios, além da publicação do regulamento e do link de inscrições regionais no site oficial da Seel. Já na segunda quinzena de aio está previsto o início dos XII Jogos Abertos do Pará.
Trajetória – O projeto Jogos Abertos do Pará foi criado em 2005 com o objetivo de promover ações do Governo do Estado, por meio do fomento ao esporte amador nos municípios paraenses, incentivando a melhoria da qualidade de vida da sociedade, bem como a valorização da identidade local, contribuindo com o desenvolvimento de valores sociais, através de preceitos que orientam, disciplinam o comportamento humano, permitindo que a população paraense participe e integre eventos esportivos em suas regiões.