Com o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite da última terça-feira, 16, Deltan Dallagnol foi filmado deixando o seu gabinete na Câmara Federal. Nas imagens feitas pela repórter Levy Teles, mostra o deputado deixando seu gabinete sem se pronunciar nesta quarta-feira, 17.
Na tentativa de obter alguma declaração do deputado cassado, a jornalista ainda tentou fazer uma pergunta direto a ele, mas foi interrompida por uma assessora, afirmando que o ex-deputado se pronunciaria em breve. As imagens foram feitas na madrugada desta quarta.
Entenda o caso
Durante a sessão, os ministros da corte fizeram a análise dos recursos apresentados pela federação Brasil da Esperança no Paraná e também pelo PMN, que estavam questionando a regularidade do registro de Deltan. Segundo a lei, este é o procedimento necessário para que se dispute uma eleição no Brasil.
Com relação às siglas, Dallagnol estava inelegível por conta de uma condenação do Tribunal de Contas da União (TCU), referente a gastos com diárias e passagens de outros procuradores da Lava Jato; e também por pedir exoneração do Ministério Público Federal enquanto estava com 15 procedimentos administrativos pendentes no Conselho Nacional do Ministério Público, os quais poderiam levar a penas como aposentadoria compulsória ou demissão.
Para os autores, a decisão de deixar a carreira antes que fossem realizadas as aberturas dos procedimentos administrativos disciplinares contra ele, tinha como finalidade burlar a Lei de Inelegibilidade e a Lei da Ficha Limpa, a qual teria lhe impossibilitado de se candidatar ao cargo que disputou, no caso, de deputado federal.
Em outubro do ano passado, Deltan foi eleito com 344 mil votos pelo Paraná. No dia 19 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do estado deu parecer favorável ao registro de candidatura.
Com informações do TSE, Gazeta do Povo e G1