O Ministério Público do Estado do Pará promoveu, nos dias 13 e 14 de junho, várias atividades na região administrativa compreendida pelo polo Altamira.
Na oportunidade ocorreu a reunião ordinária do Grupo de Trabalho Xingu (GT Xingu), com a participação de promotores de Justiça integrantes dos municípios envolvidos com os impactos socioambientais gerados pelos grandes empreendimentos na área do rio Xingu.
Foram discutidos temas evolvendo cooperação com instituições de ensino superior da região, atuação conjunta do promotor de justiça no âmbito criminal, execução de atividades programadas no Plano de Atuação do grupo de trabalho, dentre outras ações. Os coordenadores do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), José Godofredo e do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO Cível), Alexandre Tourinho, coordenam o GT Xingu.
Foi realizado ainda, por iniciativa do Caoma e do CAO Cível, em atividade promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o primeiro “Curso em Sistemas Eletrônicos Ambientais: teoria e prática”. O curso tem como pressuposto abordar de forma prática o assunto, com acesso direto a utilização de sistemas de controle ambiental, tais como: de licenciamento; de cadastro ambiental rural; integrado de monitoramento e licenciamento ambiental; de gestão de recursos hídricos do estado do Pará; programa de recuperação ambiental; cadastro de barragens do estado do Pará; de comercialização e transporte de produtos florestais; lista de desmatamento ilegal do estado do Pará, programa queimadas; entre outros.
Texto: Caoma – Ascom/MPPA