O Sindicato dos Combustíveis do Pará (Sindicombustíveis/PA) fez alerta sobre a possibilidade de desabastecimento de diesel nos postos revendedores, nesta quinta-feira, 10. Em nota, o sindicato informou que a preocupação foi levantada devido restrições e cancelamentos de pedidos por parte das companhias distribuidoras e que a situação é resultado de “um conjunto de fatores que afetam diretamente a cadeia de suprimentos de combustíveis no País”.
Ainda segundo o sindicato, uma das principais razões para esse cenário é “a nova política de preços adotada pela Petrobras, que tem impactado as importações de diesel. A recente mudança na política gerou desestímulo às importações, afetando a disponibilidade de combustível no mercado interno, uma vez que a Petrobras não é autossuficiente na produção do combustível e grande parte é importado”, destaca a nota.
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Pará (Sindicombustíveis/PA) também ressaltou a importância de se buscar soluções imediatas para a situação, visando evitar impactos negativos para a economia e para os consumidores e afirmou que “é fundamental que as autoridades competentes, juntamente com as empresas do setor, trabalhem em conjunto para garantir o abastecimento adequado de diesel e a estabilidade dos preços”.