O 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) está realizando um Exercício de Adestramento Operacional do Módulo Batalhão, da Força-Tarefa Transamazônica, na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que fica em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. A Força Tarefa Transamazônica é o grupamento temporário de forças, diretamente subordinado ao Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, que é uma das Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, de valor e composição variáveis, formado com o propósito de executar operações dos mais diversos tipos.
Esse exercício de adestramento, que reúne cerca de 400 militares em sistema de rodízio, começou no dia 17 de junho e vai até hoje, dia 19, e foi batizado como Operação Belo Monte. O objetivo é preparar os militares do 51º Bis para situações simuladas de emprego operacional e logístico de tropa e reforçar a prontidão e coesão do Batalhão. De acordo com o Comandante do 51º Bis, Glauco Corbari, essa operação denominada Belo Monte acontece uma vez ao ano, mas outros exercícios similares são realizados na Usina Hidrelétrica ao longo do ano.
Como parte do treinamento, foram simuladas diversas situações de emprego operacional e logístico de tropa e meios em eventuais missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), reforçando os conceitos de Prontidão e Coesão da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.
O Presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, também esteve presente na programação.
Por Wilson Soares – Valéria Furlan – A Voz do Xingu
Fotos: Setor de Comunicação do 51º BIS