O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) divulgou o laudo da queda do avião que vitimou quatro pessoas em São Felix do Xingu, no sudeste do Pará, em julho de 2018. De acordo com o documento, a causa do acidente foi uma pane no motor da aeronave Cessna Aircraft, de matrícula PP-MMR.
Ainda de acordo com o laudo, Cristiano Reis, piloto, estava com o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) vencido desde agosto de 2017. Além disso, a habilitação de Avião Monomotor Terrestre também estava com prazo vendido desde 2007. A mesma documentação do copiloto, no entanto, não apresentou nenhuma irregularidade.
Segundo o CENIPA, a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) do avião monomotor também estava vencida desde o dia 10 agosto de 2017. As horas totais de voo da aeronave não foram levantadas em virtude do diário de bordo e das cadernetas de célula, motor e hélice não terem sido encontrados até durante as investigações.
Outra irregularidade encontrada foi o Certificado de Aeronavegabilidade (CA), que estava suspenso por apresentar incompatibilidade no Registro Aeronáutico Brasileiro (RBA) da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) desde 31 de agosto de 2017. Ficou constatado que o proprietário/operador do avião que constava no RAB não estava atualizado.
Uma ordem de apreensão, bloqueio e impedimento de voo para a matrícula do avião também já havia sido emitido pela Justiça Federal, através do ofício 1448/2017 no final de agosto.