Search
Close this search box.

Merendeiras do Xingu apresentam suas receitas campeãs em São Paulo

Continua após a publicidade

As merendeiras de Vitória do Xingu (PA) participaram, no final de maio, de um concurso de receitas para mostrar que a farinha do coco babaçu, um produto da floresta cheio de nutrientes, pode fazer toda a diferença no cardápio das crianças.

A ação, promovida pela prefeitura de Vitória do Xingu, pelas associações de moradores das Reservas Extrativistas da Terra do Meio (PA) e pelo Instituto Socioambiental (ISA), é parte da campanha Da Floresta para a Merenda,  que continua a todo vapor com o objetivo de incluir os produtos das comunidades na merenda escolar.

A farinha do coco babaçu produzida por comunidades extrativistas da Terra do Meio (PA) é um substituto para amido de milho nas receitas. Naturalmente rica em ferro e fibras, ela faz parte da cesta de produtos da marca Vem do Xingu, das associações ribeirinhas afetadas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que incluem castanha-do-pará, óleos e borracha. 

As três merendeiras vencedoras do concurso – Edineide Silva, Joelma da Silva e Girlene Sousa – estarão em São Paulo nos dias 9, 10 e 11 de agosto para eventos no Instituto Feira Livre (09/08, a partir das 10h30) e no Mercado de Pinheiros (10/08, das 10h às 16h), em São Paulo.

Ao lado da nutricionista Daniele Damasceno, da prefeitura de Vitória do Xingu, e de Raimunda Rodrigues, gestora da miniusina da comunidade Rio Novo, na Reserva Extrativista Rio Iriri (PA), elas vão apresentar as receitas vencedoras e contar sobre a experiência de incluir de um produto da floresta que faz bem a quem produz e a quem consome no cardápio das escolas.

Por Roberto Almeida – ISA

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *