Um grupo de servidores municipais vinculados à Secretaria de Saúde esteve na manhã desta quinta-feira, 7 de março, protestando em frente à sede da Prefeitura de Altamira, na região sudoeste do Pará. Os manifestantes se concentraram na calçada com faixas e vestiram preto.
Os servidores, que são concursados e filiados ao SindSaúde, exigem do governo municipal um reajuste salarial de até 40%, a garantia da data-base em 1º de maio para os reajustes, incentivos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACC), revisão do PPCR, inclusão de insalubridade nas licenças-prêmio e no cálculo do terço de férias, além da carga horária compatível com a classe, entre outras reivindicações.
De acordo com o SindSaúde, diversos profissionais, como os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, além de servidores administrativos e técnicos em enfermagem, passaram a reclamar de cortes no pagamento da insalubridade, principalmente para quem entrou em férias ou tirou licença. Ainda segundo a categoria, esses descontos estariam acontecendo há pelo menos 5 meses.
Nota Prefeitura de Altamira à imprensa
A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), comunica que, na manhã de hoje, recebeu uma comissão do Sindicato de Saúde para discutir as demandas sindicais. Informações adicionais pertinentes ao tema serão compartilhadas com as partes envolvidas.
A Voz do Xingu