Em uma grande ação de valorização e fortalecimento da comunicação regional, a cidade de Altamira, na região Xingu, recebeu o evento “Secom por todo o Pará”. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), reuniu neste sábado, 23 de março, comunicadores para um momento de aprendizagem, atualização das novas ferramentas de trabalho e troca de conhecimentos.
Foto: Wellyngton Coelho / Agência Pará
“O ‘Secom Por Todo o Pará’ é mais do que um evento, é uma jornada que leva a voz do Governo do Pará às comunidades de todas as regiões, fortalecendo a comunicação pública e promovendo o diálogo entre o governo e as diversas culturas que compõem nosso estado. Estamos comprometidos em levar informação e capacitação a todos, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas”, ressaltou Alinne Passos, secretária-adjunta de Estado de Comunicação do Pará.
Na programação gratuita realizada hoje, diversas palestras e convidados compartilharam vivências e atualizações junto aos profissionais locais de diversos veículos de comunicação localizados no município e na região.
Foto: Wellyngton Coelho / Agência Pará
“Os comunicadores da imprensa local, de rádio, TV e portal participaram das nossas palestras com temas relacionados a COP 30. Em seguida, palestramos sobre as diretorias de mídias digitais e de jornalismo da Secom. Assim, orientamos sobre a comunicação de serviços, conteúdos das ações do governo e tudo mais”, destacou Arthur Sobral, Diretor de Articulação Institucional da Secom.
Foto: Wellyngton Coelho / Agência Pará
Entre os palestrantes, o secretário-adjunto de Estado de Cultura, Bruno Chagas, ressaltou o papel do diálogo da gestão estadual com os comunicadores de todo o Pará para o fortalecimento de temas como a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP-30.
“A ‘Secom por Todo Pará’ é um projeto incrível, que leva a comunicação pública, a atenção do Estado para todas as regiões. Esse diálogo, essa troca de experiências e ouvir os comunicadores da região é muito importante para o governo e traz um pouco da mensagem do que é a COP”, destacou Chagas.
A palestra sobre a COP-30 foi considerada positiva para os comunicadores de Altamira e região. A comunicadora indígena Alice Xipaya frisou que o evento global também é um momento para divulgar as comunidades tradicionais da Amazônia. “Nós indígenas somos a floresta, a aldeia é a floresta. Então é importante que a COP-30 entre e enxergue mais essa área da cidade, da aldeia, das comunidades. Para nós é muito importante”, frisou Alice.
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
A jornalista Cristiane Prado foi uma das participantes locais. Para a repórter, a oportunidade foi um momento de trocar vivências e compartilhar conhecimentos para avançar a comunicação no Xingu. “É uma região imensa, com grandes desafios, e é uma forma de estreitar essa comunicação com os responsáveis pela comunicação do nosso Estado, é uma forma de mostrar também as nossas demandas locais, que são diferentes de outras regiões, e dessa forma a gente consegue uma informação melhor qualificada, e consegue repassar esse conteúdo de uma forma mais precisa, mais interessante, mais clara, para o nosso telespectador”.
Foto: Wellyngton Coelho / Agência Pará
Entre os palestrantes, o professor universitário, Rodolfo Marques destacou o alcance da comunicação digital para a região. “Tivemos a oportunidade de trocar ideias com os profissionais de comunicação, com os jornalistas, com aqueles que atuam na linha de frente junto à sociedade aqui da região. Esse encontro é fundamental para a gente conseguir ter esse tipo de troca para aperfeiçoar não só o uso dos recursos disponíveis, mas a maneira como nós nos conectamos com os diferentes públicos”.
Fonte: Agência Pará