Um grupo de indígenas de três etnias (Xipaia, Arara do Laranjal e Arara da Cachoeira Seca) bloqueou, por volta das 10h da manhã desta terça-feira, 26 de março, a BR-230, a Transamazônica, na altura do km 130, trecho sem asfalto, localizado entre os municípios de Medicilândia e Uruará, no sudoeste do Pará. O bloqueio ocorre próximo ao posto de vigilância da Funai.
Segundo informações, entre as principais reivindicações estão melhorias para as aldeias como recuperação de estradas, asfaltamento da rodovia e assistência na área da saúde. Os indígenas afirmam que a manifestação será realizada por tempo indeterminado e exigem a presença de representantes da Funai e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no local para responder a pauta oficialmente.
Por volta das 11h30, o tráfego na estrada foi liberado por alguns minutos para permitir que os veículos parados pudessem seguir viagem, mas o trecho foi novamente bloqueado.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal de Altamira deverá se deslocar, hoje à tarde, ao local do protesto para conversar com as lideranças indígenas.
A Voz do Xingu – com informações do portal Gazeta Real.