Search
Close this search box.

Hospital Regional da Transamazônica recebe certificação de excelência nacional

Continua após a publicidade

O Hospital Regional Público da Transamazônica passou por auditoria para a manutenção da certificação ONA 3, considerado o maior nível de acreditação por excelência. A ‘Acreditação’ é um método de avaliação para, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecidos internacionalmente.

O processo de avaliação ocorreu tanto de forma remota quanto de maneira presencial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, associada à Organização Nacional de Acreditação. Coordenadores, líderes e colaboradores do HRPT apresentaram os dados da instituição e as estratégias para desenvolver uma gestão de qualidade e um melhor atendimento aos usuários. 

Ao final de cada auditoria, a organização avalia e classifica as unidades de saúde em três níveis: acreditado (ONA1), acreditado pleno (ONA2) e acreditado com excelência (ONA3). O Hospital da Transamazônica garantiu a manutenção do mais alto nível de certificação, sendo considerado um dos melhores hospitais públicos do Brasil.

O Regional da Transamazônica é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) e é referência para nove municípios da região da Transamazônica e Xingu, que juntos somam mais 500 mil habitantes. O ambulatório atende diariamente dezenas de usuários de Altamira e municípios vizinhos, encaminhados para realizar consultas e exames com profissionais de mais de vinte especialidades médicas. Segundo o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a pesquisa de satisfação, avaliada por pacientes e acompanhantes, fechou a ano de 2023 com uma taxa positiva de 95,9%.

O HRPT realiza cirurgias de alta e média complexidade e disponibiliza mais 200 leitos nas clínicas médica, cirúrgica e pediátrica. As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) utilizam recursos com alta eficiência no tratamento de pacientes internados, conquistando o selo “UTI Eficiente”, em 2024, sendo reconhecida como uma das melhores UTI’s do país. No Regional da Transamazônica há três tipos de unidades: UTI Adulto, UTI Pediátrica e UTI Neonatal.

De acordo com Carlos Vinícius Ribeiro, diretor-geral do Hospital da Transamazônica, a certificação de excelência garante reconhecimento em nível nacional. “A certificação ONA 3 é de extrema importância para uma região de mais de 500 mil habitantes, que fazem parte de nove municípios. É gratificante sermos reconhecidos justamente, porque os nossos pacientes possuem um atendimento de qualidade, de forma precisa, para saírem daqui saudáveis”, declarou o gestor da unidade.

A oferta dos mais variados treinamentos para os colaboradores deram um peso maior à qualidade da gestão. Entre eles, a conscientização e importância de notificar incidentes. A equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), elaborou estratégias para incentivar as notificações. “Foi realizado um vídeo explicativo com passo a passo, artes e comunicados internos para incentivar os colabores a notificarem. Nós pretendemos manter o projeto em 2024 e continuar evoluindo ainda mais para manter a segurança do paciente”, disse Roberta Silva, supervisora do Núcleo de Qualidade.

Com informações do Portal Agência Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *