Search
Close this search box.

PF investiga dupla que cadastrou paraenses no CadÚnico do RS e desviou R$ 1 milhão do Auxílio Brasil

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira. Vítimas eram cadastradas em Canela e Pinhal, no Rio Grande do Sul, mas saques ocorriam no Pará, diz PF.

PF investiga desvios do Auxílio Brasil no Pará. — Foto: Reprodução / PF-PA
PF investiga desvios do Auxílio Brasil no Pará. — Foto: Reprodução / PF-PA
Continua após a publicidade

Uma operação da Polícia Federal investiga dois suspeitos de cadastrar centenas de famílias paraenses no Cadastro Único dos municípios de Canela e Pinhal, no Rio Grande do Sul.

O esquema teria funcionado por pelo menos um ano e teria provocado mais de R$1 milhão de prejuízos financeiros, segundo a PF.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira (3 de maio) em Redenção, no sudeste do Pará.

De acordo com a PF, foram apreendidos um celular e um notebook. Com medida judicial cumprida, a PF anunciou que agora espera chegar a todos os envolvidos nas fraudes efetuadas.

“A operação partiu do fato de que, apesar de as famílias serem cadastradas no sul do país, os saques ocorriam no Pará. De imediato, os benefícios foram bloqueados e a investigação prosseguiu”, informou.

Foi identificado que o acesso ao sistema se dava por meio de senhas hackeadas e inclusão de falsos entrevistadores. Pessoas fictícias eram incluídas no grupo familiar para aumentar valor do benefício.

O Cadastro Único seleciona famílias de baixa renda em programas federais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros. Cadastros fraudulentos impedem que famílias vulneráveis que possuem direito aos benefícios sejam incluídas nos programas.

As informações são do G1 Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *